top of page

The Homeless Condo

Comunidade Vida e Paz

Em Portugal, a crise habitacional deixou mais de 10.700 pessoas em situação de sem-abrigo, e metade delas vivem nas ruas da cidade de Lisboa. Em uma realidade preocupante: a população em situação de rua atual é cada vez mais composta por famílias, crianças e jovens trabalhadores, e não pelos estereótipos que frequentemente dominam a percepção pública.

Para dar visibilidade a esse problema e mobilizar apoio, criamos para a Comunidade Vida e Paz uma agência imobiliária fictícia que lançava um "condomínio de luxo"... na rua.

Com ações provocativas, como um filme de típico de lançamento imobiliário, um "apartamento modelo" aplicado na calçada do bairro mais caro da cidade, anúncio no maior portal imobiliário do país, placas nas janelas de apartamentos abandonados e QR Codes nas icônicas pedras das calçadas portuguesas. O impacto foi imediato: grande apelo em mídia espontânea e um aumento de 66% nas doações.

Esta ação não apenas expôs uma realidade dolorosa – a dos que, diariamente, são invisíveis para a sociedade – mas também trouxe

à tona uma questão urgente e devastadora: a crescente exclusão daqueles que, à medida que o mercado imobiliário se torna cada vez mais inacessível, acabam perdendo seus lares e se vendo forçados a viver nas ruas. Foi um grito por empatia e solidariedade, lembrando-nos de que a verdadeira crise está em não olhar para quem mais precisa. Uma campanha que tornou visível o que muitos preferem ignorar.

Agência: Lola Normajean
Função: Concepção + Direção de Arte


 

bottom of page